quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aulinha do dia 17/10/2012

Boa tarde a todos!
Nossa aulinha do dia 17/10/2012 foi muito interessante e alguns alunos que haviam faltado na aula passada mostraram-se bem atuantes.

Nós iniciamos falando sobre o blog e resolvendo alguns assuntos sobre ele.

Continuando, revisamos um pouco da aula passada, quando alguns alunos contribuiram conosco. E, finalmente, resumimos tudo para os alunos que haviam faltado.

Logo após, terminamos a história em quadrinhos, com a última atividade envolvendo os terrenos e tivemos alunos que acertaram o tamanho do terreno bem rápido!

Página 4

Após a atividade, nós fizemos um super-treinamento pra atividade na quadra, que envolverá frações e uma brincadeira de pega-pega.

Sabemos que alguns alunos não estarão na aula sexta (pois irão assistir ao teatro), mas esperamos que todos se divirtam bastante e aprendam coisas importantes para suas vidas, tanto no teatro quanto no jogo da quadra!

Mas, aconteceu algo que entristeceu os tios/professores de vocês...
Embora alguns estivessem interessados em fazer a atividade, nós percebemos que uma parte da sala estava sendo obrigada a estar ali e realmente não queria estar ali.
Os pedidos constantes para ir ao banheiro que levavam, invariavelmente, a passeios pelo colégio foram uma prova disto...
Mas, se não estava bom, nós combinamos que vocês iam nos falar, certo? Vocês precisam nos falar se estamos pegando muito leve, se as tarefas são muito chatas e óbvias e se vocês já sabem do assunto...

Mas, quando perguntamos porque vocês estavam ali, grande parte da sala admitiu que estava, mesmo, sendo obrigada...

Não conseguimos perceber se as atividades que propomos eram realmente enfadonhas (chatas) ou se parecer se aproveitar dos estagiários era mais emocionante, mas pra nós só pareceu que não havia interesse na aula.

Enfim, a aula poderia ter sido mais satisfatória, tanto para os que queriam aprender quanto para os que não queriam.

Então, queríamos pedir desculpas:
  • Aos que queriam aprender: Porque não conseguimos fazer com que aproveitassem ao máximo o tempo que nos foi disposto. Talvez, se tivéssemos sido mais duros, teríamos conseguido dar toda a atenção que vocês merecem e que vocês aprendessem mais.
  • Aos que não queriam aprender: Porque nossa filosofia nos diz que é errado obrigar alguém a fazer algo que não quer fazer. Portanto, concordamos que não deveríamos estar tentando forçar vocês a aprenderem algo.
E é por isso que tentamos fazer com que vocês gostassem do conteúdo. Usamos o questionário que passamos no começo do ano para tentar compreender seus gostos e identidades.

A história em quadrinhos veio porque alguns disseram que tinham dificuldade em "interpretação de texto".
Ora, uma história em quadrinhos não é "texto" com "imagem"? A imagem veio para ajudar na compreensão do texto, para que vocês entendesse quando lessem, e, assim, "interpretassem".

A atividade com o barbante e o terreno para medição veio para que vocês se sentissem dentro do texto e pudessem medir com a personagem. Esperamos que tenha ajudado na compreensão da história.

A aula na quadra virá para aqueles que disseram gostar de esportes! Vamos aliar esportes a conhecimento em um jogo que ocorrerá esta sexta, dia 19/10/2012! Veremos que ambos são importantes, cada um com sua utilidade.
  • Esportes trazem uma boa saúde e até uma visão melhor sobre o mundo e a competição saudável melhoram a auto-estima do esportista, fazem você se sentir mais capaz!
     
  • O conhecimento é importante para ajudarmos a humanidade, criando novas descobertas científicas, tecnológicas, a cura de doenças, novas técnicas pra fazer prédios, novos programas de computador... Coisas que facilitem nossa vida, que nos dêem mais tempo para vivê-la ou que nos façam mais felizes, porque é isso que importa, certo?
 Bem, então, espero que todos que puderem aproveitem a atividade na quadra mesmo! Que todos tenham feito os exercícios e que consigam entender e fazezr a atividade por si mesmos!

E, finalmente, meu muito obrigada a todos que têm tentado aprender e também àqueles que, mesmo estando obrigados em sala de aula, têm respeitado a vontade de aprender dos outros alunos e a nossa vontade de ensinar!

Espero que possamos fazer com que todos queiram aprender de alguma forma, com que todos se esforcem e consigam algum resultado! E que, mesmo que estejam obrigados ali, que não seja uma perda completa de tempo. Que possam se divertir e aprender!

Beijinhos da tia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com sua mensagem ☺
Obrigado! ☻