segunda-feira, 29 de outubro de 2012

5ª Aula (26 de outubro) - Parte A

Boa tarde!

Na sexta-feira nós tivemos uma aula bastante diferente: já que não tínhamos computadores o bastante pra todos os alunos na mesma sala, dividimos a turma em duas partes: uma ia direto para os computadores para experimentar os dois sites (depois a Hime vem falar dos sites, não se preocupem), e outra ia ficar em sala estudando o conteúdo pra depois ir para os sites.

Por um lado, é uma pena que nem todo mundo conseguiu ir para a sala de informática, mas por outro, eu consegui explicar melhor a matéria pra quem ficou. Com menos pessoas na turma, é muito mais fácil chegar perto de cada um e explicar.

Claro que mesmo assim eu não consegui atender a todos, tirando todas as questões... E as canetas falhando no quadro também não ajudaram muito. Enfim, desculpas pra quem não conseguiu tirar todas as dúvidas nessa aula! Fiquem a vontade pra tirar as dúvidas aqui nos comentários do blog, ou falando comigo por e-mail ou Facebook, ou me procurando no colégio no recreio (vamos estar lá nas próximas quartas-feiras!)

Mas na sala, eu percebi que muitos de vocês tem dificuldade em duas coisas: uma delas é bem normal e eu não me preocuparia com isso, mas a outra é uma coisa que vocês precisam saber fazer bem!

A primeira coisa é que, como vocês perceberam, não é tão fácil dividir um círculo em partes iguais! Claro, dividir em duas, três ou quatro partes é bem fácil:

Mas e pra dividir em cinco partes? ou seis, ou sete partes?

Daqui a um tempo, nas aulas de matemática, vocês vão aprender sobre ângulos, e então talvez fique mais fácil... Mas por enquanto, vocês não precisam se preocupar muito com isso. O importante é saber que, pra ser uma fração, as partes precisam ser iguais!! Todas as partes! Por isso que isso está errado:

Algumas partes são maiores que as outras, então não é uma fração certinha. Vocês podem pensar assim: Se fosse uma pizza, e seis pessoas fossem comer. Cada uma pegaria um pedaço, mas ainda assim... Algumas pessoas iam comer bem mais do que outras. Isso é bem injusto...

Mas o outro problema é algo que vocês precisam praticar, sim... É sobre transformar frações em outras frações, mas que sejam iguais. Por exemplo, eu disse na sala de aula que 1/2 era igual a 2/4, lembram?

Porque a parte pintada tem o mesmo tamanho! Mesmo que na segunda tenham dois pedaços, esses dois pedaços, juntos, tem exatamente o mesmo tamanho do primeiro pedaço.

E não são só essas duas frações que são iguais. Se vocês desenharem 3/6, ou 4/8, ou 5/10, vão ver que todos são exatamente iguais!

Saber encontrar frações que são iguais, mas escritas de jeitos diferentes, é muito importante, porque só podemos somar frações com denominadores (o número que fica embaixo) iguais.

Isso é importante, lembrem-se disso: Só podemos somar ou subtrair frações de denominadores iguais!

Então, quando temos que somar algo assim:

É muito fácil. O número de baixo fica igual, e somamos os números de cima! 1/5 + 2/5 = 3/5

Mas e quando temos que somar algo diferente?

Não tem como somar 1/2 + 1/4, porque os números de baixo são diferentes... Mas, como eu disse antes, 1/2 é exatamente igual a 2/4. Então, somar 1/2 + 1/4 é a mesma coisa que somar 2/4 + 1/4?

Sim!! É exatamente a mesma coisa!

Por isso que fica legal! Se você precisar somar 1/2 + 1/4, ou 1/3 + 1/6, ou 1/2 + 1/8, tudo que precisam fazer é transformar uma das frações em outra, que tenham os números de baixo iguais.

E por isso que saber transformar frações em outras, que sejam iguais mas escritas de jeitos diferentes, é tão importante. Dá pra fazer isso assim: primeiro, você desenha a fração. Vamos tentar com 1/2, que é bem fácil:

E então, nós vamos dividir cada pedaço em outro dois pedaços, exatamente iguais. É aqui que vocês tem alguma dificuldade, então é isso que é importante!

Pra dividir, nós desenhamos mais um traço, a partir do centro do círculo, dividindo ele em duas ou três ou quatro, ou quantas partes nós quisermos! Vejam, o risco vermelho é o risco que eu fiz agora, pra dividir cada pedaço de 1/2 em outros dois pedaços:

Para três ou quatro pedaços, também é fácil, vejam:

E pra quem saber fazer multiplicações, é ainda mais fácil, porque não precisa nem desenhar a fração.

Vejam: eu disse que 1/2 = 2/4 = 3/6 = 4/8 = 5/10

Primeiro você tem a fração, que é 1/2. Depois você escolhe um número qualquer. Aí, você multiplica o numerador (que é 1!) por esse número que escolheu. Depois, multiplica o denominador (o de baixo, que nesse caso é 2) pelo mesmo número.

Por exemplo, digamos que eu escolha 3. Se eu multiplicar o número de cima por 3 (3 vezes 1 é igual a 3), e o número de baixo por 3 também (3 vezes 2 é igual a 6), eu vou ter... 3/6, certo? E 3/6 é igual a 1/2? A gente pode desenhar pra ter certeza:

É igual sim!!

E se multiplicarmos por 2 ao invés de 3, íamos ter 2/4, que também é igual a 1/2! E se multiplicarmos por 4, íamos ter 4/8, que também é igual!

Isso que é muito legal: Se você multiplicar os dois números da fração por um mesmo número, ela vai continuar igual! Assim você pode encontrar qualquer fração que quiser, sem precisar ficar desenhando e cortando as fatias.

Mas tomem cuidado pra não errar na multiplicação... Porque se errarem, vai dar tudo errado no final!

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